Dicas, Lançamentos, Produtos
19 DE Janeiro DE 2018 COMENTÁRIOS

O mouse é fundamental para manter uma boa experiência no uso do computador no dia a dia né? É importante que o design seja confortável e estão disponíveis modelos para todos os gostos, desde os gamers até os mais básicos. Para os usuários que gostam de mais portabilidade, estão os mouses sem fio e os mais avançados, com botões extras.

Veja alguns aspectos importantes na hora de escolher o seu!

Design

Começando pelo visual, é importante que o mouse tenha um design ergonômico, ou seja, com uma estrutura confortável e leve para o uso. Com isso, o usuário corre menos risco de desenvolver algum problema com o uso diário, como dores no pulso ou articulações, sabia? No manual do mouse é possível ver qual tecnologia é aplicada nesse quesito e escolher o melhor modelo para você.

Então vale pesquisar por essas opções antes de investir: lembrando que cada usuário se adapta melhor com uma das versões, dependendo do tamanho da mão ou usabilidade.

Sem contar as cores, tem um monte opção diferente  de tonalidades, estampas, e até com temas de jogos. Então, o ideal é testar o mouse pessoalmente na loja e já levar o seu.

Mouse com fio ou sem fio?

Hoje em dia é possível encontrar inúmeros modelos com a opção “com fio” e “sem fio”. O primeiro precisa ser conectado diretamente no computador ou notebook, por meio de um cabo, e sua carga é alimentada diretamente pelo PC.

O segundo funciona com tecnologia wireless ou bluetooth e  pode ser utilizado à uma certa distância do seu computador. Ele é ideal para quem preza pela portabilidade.

Entradas

Para começar com os mouses com fio, a opção mais comum atualmente é com entrada USB. Dessa forma, basta conectar no computador para ele ser identificado e começar sua função, com os modelos Plug and Play. Em alguns casos é necessário fazer uma rápida configuração do dispositivo pelo sistema operacional. No caso dos mouses sem fio, bluetooth ou wireless, é comum que o periférico fique emparelhado com uma base, que fica plugada no USB do computador. Dessa forma, ele fica livre de cabos e dependendo da marca pode funcionar em cerca de 10 metros do conector. Os modelos tradicionais com essa tecnologia precisa de bateria interna para funcionar, o que pode deixar ele um pouco mais pesado.

Botões e sistema de leitura

Botão direito e esquerdo? Os mouses atuais vão muito além disso, com opções programáveis para executar funções práticas para os usuários, como jogos e softwares. Antes de comprar, é importante pesquisar se você vai precisar desses botões todos, para não acabar pagando a mais por algo muito mais avançado.

O sistema de leitura é o que traduz os movimentos e ações do mouse para o computador. Se você ainda tem um dispositivo com aquela “bolinha” na base está na hora de investir na tecnologia laser. Além de ser mais preciso, ele não acumula sujeira nem tem travamentos como o modelo antigo.

Estilo de mouse

O modelo do mouse deve ser pensado conforme o estilo do usuário. Estão disponíveis modelos especiais para gamers, canhotos e destros, além daqueles com design “mini” e maior portabilidade para quem precisa usar com o notebook.

A Razer é uma fabricante bem conhecida, caso esteja procurando um mouse para jogos. É bom lembrar que estão disponíveis os mais básicos, confortáveis para o uso diário, com marcas como Microsoft, Logitech e Multilaser. Todos eles você encontra aqui no Fujioka.

Configuração e compatibilidade

Nas especificações do mouse, o usuário pode encontrar dados como precisão e tempo de resposta, se há integração com teclado sem fio e demais funções extras que talvez sejam interessantes para seu uso. A agilidade é um dos recursos importantes para os gamers, para não perder movimentos durante a adrenalina dos jogos.

Já os modelos Plug and Play são mais práticos: basta conectar para ele ser identificado pelo computador. Alguns estilos incluem um software com recursos avançados, configurações de botões e mais. Para completar, mouses podem oferecer níveis de sensibilidade diferentes, modos de memória e diferentes distâncias de leitura, para o caso do wireless.

E ai? Qual o seu modelo de mouse ideal? Caso ainda tenha dúvidas, deixe aqui nos comentários eu te ajudo a escolher o seu!